DADOS METEOROLÓGICOS


A Plataforma de Coleta de Dados (PCD), instalada no Posto Meteorológico da Universidade de Taubaté (UNITAU), em julho de 2005, coleta dados meteorológicos dos seguintes parâmetros:

- temperatura do ar
- umidade relativa do ar
- velocidade e direção do vento
- precipitação
- fluxo de radiação solar


Futuramente esta PCD receberá novos sensores, tais como o sensor de pressão atmosférica, temperatura e umidade do solo.


Esta PCD é uma parceria entre a UNITAU e o INPE, através do Programa de Monitoramento Ambiental da Região do Eixo Rio-São Paulo (marsp.cptec.inpe.br).


O objetivo da instalação desta PCD é o de aumentar a representatividade dos dados meteorológicos na região do Vale do Paraíba para fins de previsão meteorológica, bem como o de apoiar a realização de pesquisas ambientais da UNITAU junto aos cursos de graduação em Agronomia, Geografia, Engenharia de Ciências Aeronáuticas e do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais.


Maiores detalhes sobre os sensores utilizados na PCD e do sistema de coleta e transmissão dos dados pode ser encontrados na página de observações e instrumentação do CPTEC/INPE.


Os dados da PCD são coletados a cada 1 min, sendo os dados armazenados em médias horárias. Os valores a cada 3 horas são transmitidos para o sistema de satélite de coleta de dados do INPE (compostos pelos satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS) e posteriormente transmitidos para o segmento de solo em Cuiabá, de onde são enviados para divulgação pelo CPTEC/INPE localizado em Cachoeira Paulista-SP.


Para verificar os parâmetros meteorológicos de Taubaté, SP, da PCD localizada na Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias, em tempo quase real, clique aqui!



www.agro.unitau.br

Departamento de Ciências Agrárias