CURSOS

Graduação


Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado)

DADOS METEOROLÓGICOS


A Plataforma de Coleta de Dados (PCD), instalada no Posto Meteorológico da Universidade de Taubaté (UNITAU), em julho de 2005, coleta dados meteorológicos dos seguintes parâmetros:

- temperatura do ar
- umidade relativa do ar
- velocidade e direção do vento
- precipitação
- fluxo de radiação solar


Futuramente esta PCD receberá novos sensores, tais como o sensor de pressão atmosférica, temperatura e umidade do solo.


Esta PCD é uma parceria entre a UNITAU e o INPE, através do Programa de Monitoramento Ambiental da Região do Eixo Rio-São Paulo (marsp.cptec.inpe.br).


O objetivo da instalação desta PCD é o de aumentar a representatividade dos dados meteorológicos na região do Vale do Paraíba para fins de previsão meteorológica, bem como o de apoiar a realização de pesquisas ambientais da UNITAU junto aos cursos de graduação em Agronomia, Geografia, Engenharia de Ciências Aeronáuticas e do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ciências Ambientais.


Maiores detalhes sobre os sensores utilizados na PCD e do sistema de coleta e transmissão dos dados pode ser encontrados na página de observações e instrumentação do CPTEC/INPE.


Os dados da PCD são coletados a cada 1 min, sendo os dados armazenados em médias horárias. Os valores a cada 3 horas são transmitidos para o sistema de satélite de coleta de dados do INPE (compostos pelos satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS) e posteriormente transmitidos para o segmento de solo em Cuiabá, de onde são enviados para divulgação pelo CPTEC/INPE localizado em Cachoeira Paulista-SP.


Para verificar os parâmetros meteorológicos de Taubaté, SP, da PCD localizada na Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias, em tempo quase real, clique aqui!



www.agro.unitau.br

Departamento de Ciências Agrárias

FALE COM A UNITAU

0800 55 72 55