Voltar ao sumário

Prefácio

Primeiro Seminário de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para Estudos Ambientais no Vale do Paraíba
Taubaté - SP, 07 de dezembro de 2006.

 

O Primeiro Seminário de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para Estudos Ambientais no Vale do Paraíba - GEOVAP 2006 foi um seminário do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PG-CA), sensu stricto, da Universidade de Taubaté, aberto a toda a comunidade técnico-científica interessada na tecnologia e ciência do Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicado às questões ambientais, especialmente da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Esse seminário, nessa primeira edição, contou com a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos da disciplina de Geoprocessamento para Estudos Ambientais do PG-CA, e de outras contribuições relevantes de técnicos e pesquisadores. Outro objetivo desse primeiro seminário foi plantar uma semente para futuros encontros com abrangência maior, em termos de duração e número de participantes. Também foi parte do objetivo testar e avaliar a tecnologia desenvolvida pelo PKP (Public Knowledge Project), em especial, o Open Conference Systems para o gerenciamento de eventos.

O Evento teve uma palestra convidada, proferida pelo Prof. Dr. Nelson W. Dias e foram apresentados oito trabalhos técnicos que foram previamente avaliados por pelo menos dois membros da Comissão Técnica.

Os anais desse evento foram publicados eletronicamente e disponibilizados imediatamente na Internet, utilizando o protocolo OAI-PMH que permite uma grande visibilidade mundial aos artigos apresentados, utilizando a tecnologia PKP. Os anais foram editorados com formatação padrão e numeração de páginas, o que representa um avanço em termos de qualidade de apresentação de anais.

Agradecemos a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para esse evento, cujo resultado consideramos plenamente satisfatório.

Getulio Teixeira Batista
Coordenador Geral - GEOVAP 2006