QUALIDADE DA ÁGUA


Projeto com apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Contrato FEHIDRO/UNITAU 372/2003).

O Projeto tem como objetivo caracterizar a qualidade da água do rio Una captada e posteriormente servida à população baseando-se na legislação vigente, assim como propor ações que contribuam para a diminuição da quantidadede sólidos em suspensão na porção superior do rio e consequentemente a recuperação e a conservação da bacia como um todo.

Para obter uma análise detalhada das situações que apresenta o rio Una, foram escolhidos 12 pontos de coleta, de acordo com o uso ou impacto às suas águas. Os parâmetros a serem seguidos são os estabelecidos a partir dos Padrões Limites da resolução CONAMA 20, regulamentadas pela Portaria Federal 36/90, aos rios Classe 2. o projeto analisará também a presença de herbicidas, biocidas organoclorados e organofosforados na água do rio, assim comorealizará exames de ecotoxicidade aguda e crônica.