Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais - MACCA

Histórico

O Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais (MA) da Unitau está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo sido credenciado pela CAPES em 2010. Esse mestrado foi concebido a partir das reflexões internas do corpo docente, que já tinha vivência com o mestrado profissionalizante, mas busca na prática da interdisciplinaridade formar pessoal qualificado para o enfrentamento das complexas questões ambientais.

A primeira oferta de turma se deu em 2011 e desde então o ingresso de novos alunos tem sido anuais, com processo seletivo realizado nos meses de fevereiro/março de cada ano.

As dissertações defendidas até o momento têm caracterizado o PPGCA-MA por uma forte influência regional atraindo uma diversidade de graduados o que é positivo no trabalho multi e interdisciplinar que caracteriza a área de Ciências Ambientais.

Atualmente o quadro de professores/orientadores tem 12 docentes permanentes altamente qualificados e de formação diversa com significativa experiência em pesquisa e orientação de alunos na pós-graduação.

A experiência do trabalho interdisciplinar é um desafio necessário e diário, na busca de maior sinergia entre os projetos de pesquisas de docentes e seus alunos. Ao longo dos anos, o PPGCA-MA vem consolidando sua missão em um amplo espectro de atuação com projetos de pesquisa que envolvem desde estudos relativos às modificações no uso e ocupação do solo em função do crescimento de atividades industriais, urbanas e agropecuárias, as quais envolvem o aumento do uso de energia e água, da geração de resíduos, na modificação de cenários climáticos até aspectos de saúde de conservação dos recursos naturais.