Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais - MACCA

Laboratórios

1. Laboratório de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Informática Rural (LAGEO)

Localizado no Departamento de Ciências Agrárias possui 120m² tem como coordenador o Prof. Dr. Getúlio Teixeira Batista. O LAGEO cuja infra-estrura, e projetos podem ser observados por meio do site (www.agro.unitau.br/lageo), foi criado em 1999, a partir do projeto Rede Agro (FAPESP), com objetivos de desenvolver e implementar projetos nas áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, por meio de convênios, parcerias (INPE, FUNCATE, CBH-PS) e financiamento externo (FAPESP, FEHIDRO, CNPq entre outros), apoiar projetos de pesquisa e de aplicação nas áreas agrícola e ambiental desenvolvidas nos níveis de graduação e pós graduação da UNITAU, especialmente o PPGCA. O laboratório é capacitado para estudos de fotointerpretação, análise digital de imagens de satélites, geoprocessamento e geração de cartas temáticas e desenvolver e aplicar tecnologias de informática e mantém estreita relação com o INPE por meio do convênio UNITAU-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE. O LAGEO com a qualidade de desenvolver e aplicar também as tecnologias de informática é o laboratório responsável por estruturar e manter todo o sistema de internet a cabo e sem fio para o departamento e Programa, bem como disponibiliza o uso de sistemas e softwares como o ISPRING na área de geoprocessamento, o SOAC na área de organização de eventos, O SEER na editoração de revistas eletrônicas, o DSPACE na editoração de repositórios eletrônicos, o Tel Educ e o Moodle, para atividades de educação a distância, além da manutenção de home page do departamento, dos laboratórios e do próprio Programa.


2. Laboratório de Análise de Águas e Efluentes

Com 85m² localizado no Departamento de Engenharia Civil e está capacitado a realizar análises físicas, químicas e bacteriológicas de águas e efluentes líquidos. Apóia as pesquisa com águas continentais e marinhas, com os efluentes domésticos e industriais realizando análises de águas de dissertações do PPG-CA. Além disso, presta também serviços à comunidade.


3. Laboratório de Processos Biológicos Aplicados ao Meio Ambiente (LPBAMA)

Possui 120m² tem como Coordenadores os professores do PPG-CA Nelson Wellausen Dias e Marcelo dos Santos Targa. Localizado no Departamento de Ciências Agrárias tem como objetivo principal o estudo do comportamento dos microorganismos participativos de processos de conversão biológica em diferentes substratos, sob a ação de fatores abióticos e bióticos e está capacitado também para a realização de análises física, química e bacteriológica em água e testes de toxicidade em água, utilizando organismos aquáticos, como Daphnia similis, Ceriodaphnia dubia e Chlorella vulgaris, em sala climatizada e sob efeitos de diferentes substâncias tóxicas a níveis agudo e crônico em águas de beber, tratadas em corpos d'água, receptores de efluentes industriais e lodos de estações de tratamento de resíduo doméstico. Esse laboratório apóia as dissertações do PPG-CA. Atende também aos alunos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

  Fotos


4. Laboratório de Análises Físicas e Químicas de Solos e Plantas

Possui 300m² localiza-se no Departamento de Ciências Agrárias e tem como objetivo realizar análises química e física de terra e química de plantas para fins de fertilidade, possibilitando recomendações de adubação e calagem para alunos de graduação e especificamente em apoio ao PPG-CA tem realizado análises de solos, resíduos, sedimentos, lodos brutos e tratados (biofertilizantes).

  Fotos


5. Laboratório de Microscopia

Com 32m² localizado no Departamento de Biolologia, este laboratório está equipado para análise quantitativa e qualitativa de microrganismos (bactérias, algas, fungos, protozoários, etc.). Dispõe de microscópios ópticos e microscópios estereoscópicos, para pesquisas e para atividades didáticas do PPG-CA.

  Fotos


6. Posto Meteorológico

Possuí 1.500m² coordenado pelo Professor Gilberto F. Fisch do PPG-CA, localiza-se no Departamento de Ciências Agrárias, fruto do convênio do Instituto Nacional de Meteorologia com a UNITAU, está capacitadoa efetuar medidas meteorológicas de interesse para o PPG-CA e monitoramento climático da região. Fornece informações sobre precipitação, vento, umidade relativa, evaporação, radiação solar, as quais são compiladas diariamentee, ao INMET, a fim de integrar os dados ao Sistema Nacional de Coletas de Dados Climatológicos. Além dos instrumentos convencionais de monitoramento climático o Posto está equipado com uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) cujas leituras são enviadas por telemetria ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC-INPE o que possibilita aumentar a representatividade dos dados meteorológicos na região do Vale do Paraíba para fins de previsão meteorológica, bem como o de apoiar a realização de pesquisas ambientais da UNITAU dos cursos de graduação em Agronomia, Geografia, Engenharia Ambiental e Engenharia Aeronáutica.

  Fotos


7. Laboratório de Tecnologia de Sementes

Com 45m² localizado no Departamento de Ciências Agrárias o Laboratório de Sementes está capacitado para realizar análises fisiológicas e sanitárias em sementes de plantas cultivadas para as áreas de agricultura e floresta; apóia a realização de trabalhos didáticos, iniciação cientifica e conclusão de curso, além de pesquisas e dissertações desenvolvidas no PPG-CA.

  Fotos


8. Laboratório de Microbiologia do Solo e Fitopatologia

Possui 200m² tem como coordenador o professor Paulo Fortes Neto do PPG-CA. Localizado no Departamento de Ciências Agrárias o laboratório está capacitado para realizar análises microbiologias de solo, resíduos urbanos e industriais, e de prevenção e controle de doenças de plantas causadas por bactérias e fungos. Além disso, apóia o desenvolvimento de pesquisas e dissertações de alunos do PPG-CA, relacionadas a Tratamento de Resíduos Industriais e Urbanos, Controle Biológico de doenças, Poluição e Bioremediação do solo. O Laboratório apóia também a realização de trabalhos didáticos, iniciação cientifica e conclusão de curso, de graduação em Biologia e Agronomia.

  Fotos


9. Laboratório de Zoologia

Possui 32m² tem como coordenador o professor Itamar Alves Martins do PPG-CA. Localizado no Departamento de Biologia, está equipado para análise quantitativa e qualitativa de vertebrados e invertebrados, sendo utilizado para fins de pesquisas e para atividades didáticas do PPG-CA.

  Fotos


10. Laboratório de Bioquímica

Com 315m² tem como coordenador o professor Édson Rodrigues do PPG-CA. Localizado no Departamento de Biologia, este laboratório possui 5 salas sendo uma para aulas e as demais para pesquisas e preparos de material, está equipado para análise bioquímica quantitativa e qualitativa sendo utilizado para fins de pesquisas e para atividades didáticas do PPG-CA.

  Fotos


11. Laboratório de Biologia Marinha

Com 760m² tem como coordenador o professor Walter Cobo do PPG-CA. Localizado no município de Ubatuba – SP, conta com 4 suítes para alojamento de pesquisadores e estagiários, banheiro externo, cozinha, sala e laboratório para desenvolvimento de pesquisas com a vida marinha.

  Fotos


12. Laboratório de Ecologia e Botânica

Com 32m² tem como coordenadora a professora Simey Thury Vieira Fisch do PPG-CA. Localizado no Departamento de Biologia, este laboratório está equipado com equipamentos e materiais que possibilitam a análise e o estudo de ecossistemas para identificação e preservação de espécies, sendo utilizado para fins de pesquisas e para atividades didáticas do PPG-CA.

  Fotos


13. Laboratório de Parasitologia

Com 32m² tem como coordenadora a professora Hermínia Yohko Kanamura do PPG-CA. Localizado no Departamento de Biologia, este laboratório está equipado com equipamentos e materiais que possibilitam a análise quantitativa e qualitativa de parasitos, sendo utilizado para fins de pesquisas e para atividades didáticas do PPG-CA.

  Fotos


14. Laboratório de Fotogrametria Arquitetônica

Com 75m² possui como coordenadora a professora Maria Dolores Alves Cocco do PPG-CA. Localizado no Departamento de Arquitetura o Laboratório de Fotogrametria Arquitetônica foi implementado com apoio técnico do Instituto Politécnico de Bari da Itália por meio de convênio com a UNITAU e tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e capacitação no Brasil e na Itália em arquitetura utilizando ferramentas de geoprocessamento, fotogrametria e GIS.

  Fotos