Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Mestrado Profissional em Ciências Ambientais - MPCA

O Programa

O Mestrado em Ciências Ambientais foi Reconhecido pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº. 4.310/2004, publicada no D.O.U. de 23/12/2004, seção 1, fls. 33. Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25).

Com Nota 3 na última avaliação da CAPES e vinculado à Àrea Ciências Ambientais, o MP tem procurado produzir pesquisas técnicas e científicas e publicações em revistas qualificadas pela CAPES com vistas a aumentar sua nota.

Infraestrutura

Em termos de Infra-Estrutura, o PPG-CA, tem uma razoável estrutura de laboratórios de Informática distribuídos entre os departamentos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Arquitetura, Ciências Sociais e letras, Economia e Administração, Direito, Engenharia Civil e Ambiental, além de Laboratórios temáticos de Análises Físicas e Químicas do Solo (300m²), de Tecnologia de Sementes (45 m²), de Microbiologia do Solo e Fitopatologia (200m²), de Zoologia (32m²), de Bioquímica (32m²), de Ecologia e Botânica (32m²), de Parasitologia (32m²), de Fotogrametria Arquitetônica (75 m²), de Microscopia (32m²), de Processos Biológicos Aplicados ao Meio Ambiente (LPBAMA), de Análise de Águas e Efluentes (85m²), de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Informática Rural (LAGEO-120m²), além de um Posto Meteorológico (1.500m²) e uma Fazenda Piloto com área experimental de aproximadamente 65 hectares.

Além dessas conta também com a seguinte infra estrutura administrativa:

  • Sala de Coordenação (35m²): Contém uma infra-estrutura de mobiliário, telefones, ar condicionado, microcomputador em rede, impressoras, scaner e sistema de internet a cabo e sem fio;
  • Secretaria do Programa (40m²): Dotada de mobiliários (mesas, arquivos, armários), e sistema de internet a cabo e sem fio, microcomputadores em rede, impressoras, máquina de xerox, telefones e fax, sistema de Intra-net paraprocedimentos de previsão e solicitação de compras e serviços e as atividades de secretaria são conduzidas por duas secretárias e um estagiário;
  • Salas para docentes (10m²): Os docentes permanentes em geral ficam instalados junto aos laboratórios onde desenvolvem seus trabalhos nos departamentos. Contudo, nas instalações da sede do Programa existem 07 (sete) salas com aproximadamente 10 m² cada, para docentes/orientadores, visitantes e colaboradores, dotadas com mobiliário e conexões para internet. Essa infra-estrutura possibilita um melhor conforto para o orientador e o orientando.
  • Sala de reuniões: A sala de reuniões é dotada de mesa com capacidade para acomodar 12 pessoas, ar condicionado, sistema de internet a cabo e sem fio, é geralmente utilizada para as reuniões do conselho de pós-graduação do programa qualificações quando necessário.
  • Auditório: O auditório Geraldo Guimarães dispõe de aproximadamente 150 lugares distribuídos em área de 200 m², em plano inclinado com sistema de som e projeção, bem como sistema de acesso a internet por cabo e sem fio que são utilizados pelo programa para realização de eventos.
  • Transporte: Para as disciplinas que realizam excursões, trabalhos de campo e visitas técnicas a UNITAU disponibiliza para o Programa, as seguintes conduções: 1 ônibus com 46 lugares (urbano), 1 ônibus com 40 lugares (rodoviário), 1 microônibus com 24 lugares, 2 Vâns.
  • Biblioteca: O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), é vinculado a Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU, e está inserido no contexto de prestação de serviços à comunidade, sendo composto por 18 unidades de informação incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica - CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB) e o Setor de Obras Raras. As dissertações defendidas no Programa são disponibilizadas na forma de bibliografia por esse sistema integrado, possibilitando o acesso de qualquer uma das 18 unidades de informação. O funcionamento das Bibliotecas Setoriais ocorre em períodos matutino, vespertino e noturno.

O SIBI constitui-se pelo gerenciamento de informações, de modo a viabilizar a difusão do saber com o objetivo de disponibilizar um acervo que garanta as informações bibliográficas necessárias à comunidade acadêmica dos cursos do Ensino Fundamental e Médio, Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Extensão, bem como disponibilizar um programa de assistência bibliográfica à comunidade e à região. O acervo total de 77.595 Títulos de Livros e 180.374 exemplares de Livros e 1644 Títulos e 65.085 Exemplares de Periódicos que estão distribuíds nas Bibliotecas Setoriais dos Departamentos (Arquitetura, Biociências, Ciências Agrárias, Ciências Jurídicas, Comunicação Social, Economia, Contábeis e Administração, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica, Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e Letras,Fisioterapia, Informática, Matemática, Física e Enfermagem, Odontologia e Serviço Social, EAD) de acordo com a área de atuação.

O SIBI também oferece os seguintes produtos e serviços: consulta local e empréstimo domiciliar, atendimento telefônico, via correio e e-mail, página eletrônica na internet e acervo on-line, reservas de obras e renovações de empréstimos on-line, acesso às bases de dados on-line de periódicos nacionais e internacionais e teses; treinamento no uso de bases de dados para grupos e individual; treinamento para utilização dos serviços do SIBi; normatização de trabalhos científicos; levantamentos e pesquisas bibliográficas; visitas monitoradas às bibliotecas; empréstimo entre bibliotecas; comutação bibliográfica; convênios e parcerias com instituições (CAPES, FAPESP, ITA/CTA, INPE) entre outros.