Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Mestrado Profissional em Ciências Ambientais - MPCA

Linha de Pesquisa: Transformação e Construção do Ambiente Humano

Com o foco voltado para o ambiente humano, esta linha trata do desenvolvimento de pesquisa em regulação do comportamento humano pró-ambiental, avaliação e controle do conforto ambiental. Desenvolvimento dos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, transformação e construção do ambiente humano com vistas a preservação de bens culturais e análise das políticas públicas de educação ambiental, de disposição de resíduos sólidos e para o planejamento de ambientes urbano e regionais inclusive para a melhoria da saúde humana.

PROJETOS

1. MEIO AMBIENTE E ATIVIDADE PRODUTIVA: TENDÊNCIAS DE HARMONIZAÇÃO

Este é um projeto institucional do programa Este projeto visa a partir de estudos identificar as questões relativas a interferência da atividade produtiva no meio ambiente e as atividades antrópicas com tendência de harmonização. Nesse sentido tem importância os determinantes do comportamento pró-ambiental individual e social humano, bem como a sua influência na construção, adoção e impacto de mecanismos legais por estratégias de harmonização entre o ambiente e as atividades produtivas.

2. QUALIDADE AMBIENTAL E SAÚDE

Este é um projeto institucional do programa que abriga subprojetos e ao qual também se vinculam os trabalhos de pesquisa e conclusão dos alunos de mestrado, especialização e graduação. Este projeto visa o estudo da organização e das tendências do manejo de resíduos sólidos urbanos e industriais, com vistas a melhoria da saúde pública, qualidade de vida das populações, proteção e defesa do ambiente, por meio de análise do processo decisório, estabelecendo os conceitos e pressupostos metodológicos e sistêmicos.