CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO USO DO HIDROGEL A BASE DE POLIACRILONITRILA NO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM DOIS SOLOS DE IMPERATRIZ, MA

  • Marcos Cleve Silva Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, UNITAU
  • Marcelo Santos Targa Universidade de Taubaté

Resumo

O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento do uso do hidrogel à base de Poliacrilonitrila (PAN) como condicionador de solo, analisando os efeitos condições de armazenamento de água nos principais solos de Imperatriz-Maranhão, Brasil. Para tanto recomenda-se construir a curva característica de umidade dos solos em vasos, determinar os valores de umidade na Capacidade de Campo e no Ponto de Murcha Permanente, Determinar os valores de capacidade de vaso, e determinar a variação do armazenamento de água nos solos sem e com a adição de diferentes doses do hidrogel de poliacrilonitrila (PAN). Recomenda-se a utilização de Latossolos Vermelho-Amarelo (LV) e Latossolo Vermelho Amarelo equivalente eutrófico (LE) que correspondem a representatividade de quase 90 % dos tipos de solo do município de Imperatriz no estado do Maranhão. Os resultados de armazenamento de água no solo obtido pelo uso do PAN devem ser comparados a um hidrogel comercial.


 Palavras chave: ciências ambientais, capacidade de campo, ponto de murcha permanente.

Publicado
Dec 31, 2017
##submission.howToCite##
SILVA, Marcos Cleve; TARGA, Marcelo Santos. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO USO DO HIDROGEL A BASE DE POLIACRILONITRILA NO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM DOIS SOLOS DE IMPERATRIZ, MA. Repositório de Ciências Ambientais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1-9, dec. 2017. Disponível em: <http://www.agro.unitau.br/repositorio/index.php/rca/article/view/18>. Acesso em: 17 july 2018.
Seção
Artigos