INTERCEPTAÇÃO E ESCOAMENTO DE ÁGUA PELO TRONCO EM ÁREA DE FLORESTA TROPICAL NA BACIA DO RIO UNA, VALE DO PARAIBA DO SUL, BRASIL

  • Emilson Pohl Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais- UNITAU
  • Marcelo Santos Targa Universidade de Taubaté
  • Ana Aparecida da Silva Almeida Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais- UNITAU

Resumo

A determinação dos volumes de água interceptado e escoado pelo tronco das arvores e um processo de campo que necessita de cuidados especiais e muito trabalho, sendo por vezes esses valores negligenciados em estudos de balanço hídrico. Este documento tem por objetivo demonstrar formas simples e baratas utilizando-se de material reciclável para a coleta de água de escoamento pelo tronco e medidas de precipitação, de forma a poder contabilizar o volume interceptado pelas arvores. O modelo demonstrado aqui foi instalado em 16 espécies de arvores em área de floresta tropical há 30 anos em regeneração no departamento de Ciências Agrárias da UNITAU em Taubaté, SP. Para a construção dos coletores de agua pelo tronco foram utilizados EVA, arame, espuma expansiva, mangueira plástica cristal e garrafas PET. Para a construção dos pluviômetros foram utilizadas estacas de madeira e garrafas PET. Foram instalados pluviômetros abaixo do dossel, foram identificadas e numeradas cada arvore e a área de cada dossel foi determinada a partir da medida de oito raios envolta do troco. A Precipitação foi obtida em estação meteorológica automática, distante 300 m do local e de 8 pluviômetros instalados abaixo do dossel das arvores na área de estudo. Foram feitas medições da Precipitação incidente (P) no período de um ano e (1962 mm) e da Precipitação interna (Pi) que apresentou 1038 mm.
A Precipitação interna representou 52,94 % do total da Precipitação incidente. A Interceptação da água pela vegetação apresentou um volume de 739 mm o que representa 37,7% do total da Precipitação incidente. O Escoamento pelo tronco foi de 184 mm, representando 9,37 % do total da Precipitação incidente.
Palavras-chave: ciências ambientais; área florestal; precipitação; escoamento pelo tronco.

Publicado
Dec 30, 2019
##submission.howToCite##
POHL, Emilson; TARGA, Marcelo Santos; ALMEIDA, Ana Aparecida da Silva. INTERCEPTAÇÃO E ESCOAMENTO DE ÁGUA PELO TRONCO EM ÁREA DE FLORESTA TROPICAL NA BACIA DO RIO UNA, VALE DO PARAIBA DO SUL, BRASIL. Repositório de Ciências Ambientais, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-13, dec. 2019. Disponível em: <http://www.agro.unitau.br/repositorio/index.php/rca/article/view/40>. Acesso em: 20 sep. 2020.