Visite o site da Universidade de Taubaté! 

 

Última atualização

02/07/2004

 

 

 

 

Departamento de Ciências Agrárias

PLANO DE BACIAS CBH-PS 2000-2003
(CPTI, 2001)

 

População Atual e Futura na sub-bacia do Rio Una

         São apresentados a seguir os dados populacionais projetados para 2000, 2003 e 2010
referentes à sub-bacia do rio Una.

Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul

Sub-Bacia do Rio Una

Projeção Demográfica

Municípios de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba

Sub-Bacia

Rio Una

Projeção da População
2000 2003 2010
26.738 28.153 31.798

 

Cenários Futuros

A bacia do rio Una apresenta sério problema de ocupação clandestina, especialmente na antiga Fazenda do Savério (propriedade de Mário Ardito), onde predomina a divisão de propriedade em pequenas glebas rurais extremamente irregulares, causando erosão ao longo da encosta em razão do cultivo temporário de subsistência. Este parcelamento do solo para o desenvolvimento de culturas de subsistência vem acontecendo sem o devido apoio técnico no que concerne ao correto manejo do solo. Este fato é potencialmente agravado uma vez que 80% do território da sub-bacia encontra-se inserida em Área de Proteção Ambiental.

Diante disso existe a urgente necessidade de fiscalização e orientação ao pequeno agricultor antes de que este problema passe a ser generalizado, comprometendo seriamente este habitat destinado à preservação.


Foto 9. Erosão laminar ao longo da encosta na Fazenda do Savério.

 

A primeira medida necessária seria a conscientização da sociedade da importância de uma unidade de conservação pois só assim seria possível o estrito cumprimento das medidas de conservação e prevenção constantes no referido diploma legal. A área considerada de expansão urbana de Taubaté, e onde já existem alguns núcleos urbanos deverá, num futuro próximo, estar consolidada fazendo com que novas glebas do Uma venham a ser incorporadas ao tecido urbano. Se torna assim premente o cumprimento das exigências constantes na Lei de criação da APA do Paraíba do Sul, incluindo aqui as normas relativas ao Saneamento Básico, visando a melhoria da qualidade das águas de todo o curso do rio Una que em última instância propicia uma significativa melhora na qualidade de vida da população em seu conjunto.

 

                                                            Voltar               

 


LINKS 

 INTERESSANTES: